quarta-feira, 24 de abril de 2019

3ª Parte - Mais Alguns Dados 

AVALIAÇÃO 
DO PREFEITO DE BELÉM




Avaliação do trabalho do Prefeito Zenaldo Coutinho



Existem duas formas mais correntes de se ler a avaliação do Governo quando a medida é somente da escala de Ótimo a Péssimo. Uma é de considerar o Regular como aprovação tal qual numa nota escolar. Neste caso teríamos uma aprovação de 25% e uma reprovação de 73%.

Porém isso não é satisfatório para, por exemplo, expressar se a maioria dos eleitores desejam mudança ou continuidade do governo.

Algumas pesquisas trabalham com acréscimo de outra variável, medindo apenas a Aprovação e Reprovação do governo. Outro meio utilizado é a divisão do regular em: Regular Positivo, Regular e Regular Negativo.

Mas um outro aspecto interessante de se trabalhar com a escala de Ótimo a Péssimo é a observação da aprovação como Ótimo e Bom, a reprovação como Ruim e Péssimo. Isso permite observar o grau de dificuldade que as teses positivas ou negativas contra o governo encontrarão para convencer os eleitores por causa da dinâmica da formação da opinião.

Em regra, a opinião sobre os fatos políticos se consolida nos indivíduos após alguma forma de debate em um grupo de convívio. Nessas reuniões os que consideram o governo ótimo ou bom, tendem a defendê-lo, os que o consideram ruim ou péssimo tendem a atacá-lo, e os que o consideram regular ficam observando o debate para se posicionarem ou não.

No caso específico, o Prefeito Zenaldo tem 9% de Ótimo e Bom e 73% de Ruim e Péssimo e 16% de regular, teríamos em uma reunião de dez pessoas: Uma para falar a favor, Sete para mal dizer e, Uma observando o debate.

A aprovação/reprovação do governante também é uma medida da satisfação/insatisfação do cidadão em relação aos serviços públicos.
   
     .
A insatisfação com o governo pode ter por motivo:

1- Campanha sistemática nos meios de comunicação de massa realçando os aspectos negativos e os pontos fracos da gestão;
2- Campanha corpo-a-corpo promovida por agremiações partidárias e sindicais, envolvendo categorias e, às vezes, atrapalhando no plano legislativo e/ou judiciário o funcionamento do governo;
3- Revelação de alguma conduta imprópria que provoque objeção na cultura, costumes e moral do grande público;
4- Gestão calamitosa dos serviços e recursos destinados ao atendimento público, como em obras, saneamento, limpeza pública, saúde e educação.

Toda a oposição, tenha por base uma campanha na mídia ou nos partidos ou uma motivação moralista, parte da insatisfação com algum ou alguns serviços negligenciados ou secundarizados pelo governo.

A presente pesquisa mostrou que a reprovação ao governo municipal tem como motivo básico a insatisfação com os serviços públicos. Pois ele não sofre uma oposição significativa na câmara municipal, nem oposição mais relevante de algum sindicato, não cometeu nenhum ato impróprio a moral e aos costumes, e também, não tem um desgaste baseado nas mídias como podemos observar nessa pesquisa:

1- O Prefeito Zenaldo é menos reprovado entre os que participam de Grupos de WhatsApp, conforme tabela a seguir:
2- A comunicação no Facebook também não está motivando a reprovação do Prefeito Zenaldo, conforme tabela a seguir:

3- A comunicação de Rádio está ampliando apenas levemente a reprovação do Prefeito, conforme tabela a seguir:

4- A comunicação dos programas locais de TV também não amplia substancialmente a reprovação do Prefeito, conforme tabela a seguir:

A rejeição do Prefeito nasce com a insatisfação profunda com os serviços públicos e as demandas sociais não atendidas.

As principais necessidades apontadas pelos belenenses foram: Segurança, Esgoto, Limpeza e Asfalto. Mas o conceito de Péssimo do Prefeito é maior, proporcionalmente, entre as pessoas que se queixaram do Asfalto, da Falta de Creche, do Desemprego e da Segurança, nessa ordem. A falta do Esgoto amplia o conceito de Ruim dele, conforme tabela a seguir:

A insatisfação com os serviços específicos da Prefeitura Municipal amplia ainda mais a rejeição do Prefeito, como na avaliação da Educação, Saúde e Política de Geração de Emprego e Renda no município, conforme tabelas a seguir:

1- A reprovação do Serviço Municipal de Educação está presente em 52% do conceito de Péssimo do Prefeito, conforme tabela a seguir:

2- A falta de qualidade do Serviço de Saúde municipal reforça de forma mais substancial a reprovação do Prefeito estando contidos em 84% do conceito Péssimo do Prefeito, conforme tabela a seguir:

3- 60% dos que aprovam o Prefeito com conceito Ótimo ou Bom consideram que ele fez alguma coisa para gerar emprego e 90% dos que o consideram péssimo diz que ele nada fez quanto a isso, conforme tabela a seguir:

Quando são perguntados sobre o que o Prefeito Zenaldo Coutinho fez, espontaneamente apenas 22% dá alguma resposta e, ainda assim, parte deles fazem referências negativas de seus feitos, veja:

Na tabela a seguir, que investiga características pessoais atribuídas espontaneamente, poderemos observar que parte da reprovação do Prefeito já evoluiu para uma reprovação da pessoa do Prefeito, e que parte disso foi, além da reprovação, para um sentimento repulsivo de malquerença pessoal.

A reprovação do governante além de representar um encurtamento para a carreira política dele, representa também, um contágio negativo para o seu campo político, já que no processo de decisão do voto a primeira questão que o eleitor tem que responder é se ele vai querer a continuidade ou a mudança na gestão.

No caso específico, a pesquisa mostra que a rejeição do Prefeito colabora com a acentuada rejeição do Jatene que seria o seu candidato para sucedê-lo, por ser de seu partido e por ter sido um dos principais fiadores de sua candidatura ao cargo nas duas últimas eleições que ele foi eleito e reeleito prefeito.

A rejeição de Ruim ou Péssimo do Prefeito Zenaldo vai em sua ampla maioria manifestar como 80% da rejeição do Jatene conforme demonstra tabela a seguir:

Essa reprovação do Prefeito pode ser reduzida e a sua aprovação pode crescer? Claro que sim!

Nesse patamar de reprovação existe uma dificuldade inicial que é o fato de ter para cada pessoa capaz de falar a favor ter sete prontas para se posicionar de forma inversa.

A luta diária pela sobrevivência é fundamental para os indivíduos que tendem a olhar para realidade de forma bem pragmática, enxergando o que atrapalha ou o que os ajuda no dia-a-dia, diferentemente de quem vive diretamente da “política”.

O filho pequeno, o adolescente, a febre de madrugada, o aluguel do fim do mês, o lazer de domingo. Tudo isso é mais importante. Toda ajuda é bem-vinda.

Se o governante em qualquer momento fora do período eleitoral acertar a mão e conseguir reverter os recursos públicos em benefício para as pessoas, ele vai estar apresentando motivos para a sua aprovação e subtraindo razões de sua reprovação.

Se nesse momento onde alguma coisa que não ia bem passou a funcionar satisfatoriamente for apresentado para os eleitores os motivos e razões para ter errado e depois ter acertado na condução do governo, se esses argumentos forem tidos como sinceros e justos, a tendência de conseguir aprovação é muito grande.

Os argumentos, o enredo apresentado, são importantes facilitadores para transformar a aprovação pelo serviço na aprovação para o próprio governante.













Nenhum comentário:

Postar um comentário